Moraes nega pedido de Bolsonaro para viajar à posse de Trump
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (16) o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para liberar seu passaporte e permitir sua viagem aos Estados Unidos. Bolsonaro havia solicitado autorização para participar da posse de Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20), em Washington. Seu passaporte segue retido devido à investigação sobre uma suposta tentativa de golpe no final de 2022.
Na decisão, Moraes afirmou que persistem os riscos de fuga e evasão por parte do ex-presidente. O ministro também mencionou declarações públicas de Bolsonaro, consideradas um estímulo à fuga de condenados por atos antidemocráticos, e sua admissão de buscar refúgio no exterior em caso de prisão.
Não há dúvidas, portanto, que o cenário continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro para se furtar à aplicação da lei penal, da mesma maneira como vem defendendo a fuga do país e o asilo no exterior para os diversos condenados.
Trecho da decisão de Moraes
Da Redação
- GDF: Celina celebra abertura do 1º Ciclo do RenovaDF de 2025 e destaca impacto social do programa - 22 de janeiro de 2025
- GDF: Ibaneis destaca avanços com o Cartão PDAF na rede pública de ensino - 21 de janeiro de 2025
- Eduardo Gomes é cotado para vice-presidência do Senado - 21 de janeiro de 2025