Foto: Reprodução

CLDF: Donizet deixa mandato; MDB abre investigação

O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) pediu licença de 60 dias da Câmara Legislativa do Distrito Federal. No requerimento entregue nesta segunda-feira, ele atribuiu a decisão a “questões médicas” e afirmou que precisa retomar o tratamento de saúde mental.

O parlamentar reconheceu que a “pressão emocional dos últimos meses” tornou-se insustentável. Segundo ele, cuidar da própria saúde é condição para continuar a exercer o mandato “com integridade” e servir à população do Distrito Federal.

A saída temporária ocorre em meio a uma série de controvérsias. Ainda hoje, cinco deputados protocolaram pedido de suspensão de Donizet por ao menos 90 dias, com base no Regimento Interno e no Código de Ética da Casa. Assinam o documento a deputada Paula Belmonte, as distritais Jaqueline Silva, Dayse Amarilio e Jane Klebia, além do Pastor Daniel, integrante da Comissão de Defesa da Mulher.

Paralelamente, o MDB-DF instaurou comissão de ética para analisar a conduta do filiado. A medida foi deliberada após reunião da cúpula regional e pode resultar em punições que vão de advertência a expulsão.

A pressão interna cresceu depois de um episódio ocorrido na quinta-feira: Donizet foi abordado pela Polícia Militar enquanto dirigia e realizava “movimentos anormais” com o veículo. No dia seguinte, o governador Ibaneis Rocha (MDB) cobrou publicamente providências do partido e declarou que não protegeria “comportamentos como os que o deputado tem tido”.

Em carta enviada no sábado aos colegas da CLDF, o distrital já antecipava a necessidade de se afastar para priorizar a saúde mental. Assim que a licença for confirmada, o suplente ocupará o lugar dele pelos próximos dois meses.

A Mesa Diretora analisará, agora, o pedido de suspensão apresentado pelos parlamentares da Casa. Se aceito, o processo disciplinar corre em paralelo à licença médica e pode ampliar o tempo de afastamento de Donizet do plenário.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *