Marina Ramos / Câmara dos Deputados
Hugo Motta une Câmara e Executivo contra medidas comerciais dos EUA
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), debateu nesta sexta-feira (11) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, as consequências das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Segundo Hugo, ambos relataram os impactos negativos que a medida pode gerar em setores estratégicos da indústria nacional. Ele ressaltou que a Câmara “acompanha os desdobramentos e está à disposição para agir com firmeza em defesa dos interesses do setor produtivo, da economia e da proteção dos empregos dos brasileiros”.
Na quinta-feira (10), Hugo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, emitiram nota conjunta afirmando que o Congresso está preparado para responder às sanções com equilíbrio e determinação. O documento destacou a atuação da Câmara e do Senado na aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica, que permite retaliações diante de ações unilaterais contra o Brasil.
“O Congresso acompanhou de perto os desdobramentos e aprovou a Lei da Reciprocidade, um mecanismo que protege nossa soberania”, dizia a nota, reforçando a disposição de usar instrumentos legais para defender o país.
O decreto que regulamenta a lei foi anunciado por Alckmin e deverá ser publicado nos próximos dias. As tarifas norte-americanas passam a valer em 1º de agosto. Enquanto isso, tanto o Parlamento quanto o governo articulam em níveis diplomáticos e econômicos as melhores respostas à crise, com o objetivo de preservar empregos e a competitividade brasileira.
Da Redação
- GDF leva capacitação e vagas à 7ª Feira do Trabalho e do Campo - 26 de janeiro de 2026
- CLDF: Vilela vê marcha de Nikolas como marco da rearticulação da direita - 26 de janeiro de 2026
- Celina compara marcha de Nikolas a Martin Luther King e defende “consciência” e pacificação - 25 de janeiro de 2026

