
Júlia Aguiar/Agência O Globo
Caiado anuncia que União Brasil deve romper com governo Lula e reafirma pré-candidatura à presidência
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira, 1º, que o partido deverá romper de forma definitiva com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita durante entrevista ao programa Diálogos O GLOBO, apresentado pela jornalista Vera Magalhães, ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Caiado afirmou que a decisão será oficializada na primeira reunião da executiva nacional da legenda. “A conversa que tive na semana passada com o Antônio de Rueda (presidente do União Brasil) e com Ciro Nogueira (presidente do PP) é que a primeira reunião da executiva deverá selar a ruptura definitiva do partido com a estrutura do governo”, declarou.
Segundo ele, o União Brasil vive uma situação “híbrida”, ao integrar formalmente a base governista e, ao mesmo tempo, abrigar vozes críticas à atual gestão. “Não dá mais para ficar numa situação híbrida”, disse. A expectativa, afirmou, é que o partido entregue os cargos que ocupa na Esplanada dos Ministérios e inicie um projeto independente com vistas à eleição de 2026.
Durante a entrevista, o governador também voltou a se colocar como pré-candidato à Presidência da República. “Eu não sou candidato de barra de saia, não sou candidato de muleta. Sou um candidato que vai se impor”, disse. Para ilustrar sua ambição política, comparou sua pré-campanha ao crescimento do sertanejo no país: “Candidatura de Ronaldo Caiado é igual música sertaneja: no começo ninguém tinha coragem de cantar, depois tomou conta do Brasil inteiro”.
Atualmente, o União Brasil comanda três ministérios: Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional. A saída da base aliada, caso concretizada, pode representar mais um movimento de fragmentação na coalizão que sustenta o governo Lula no Congresso.
Da Redação
- GDF: Ibaneis entrega 140 moradias no Sol Nascente e promete escritura para famílias de baixa renda - 1 de agosto de 2025
- Caiado anuncia que União Brasil deve romper com governo Lula e reafirma pré-candidatura à presidência - 1 de agosto de 2025
- SENADO: Damares relata projeto que garante proteção a mulheres vítimas de violência - 1 de agosto de 2025