Foto: Reprodução

Daniel Vilela consolida apoio de líderes evangélicos para governador de Goiás

O vice-governador e pré-candidato ao governo pelo MDB, Daniel Vilela, tem conquistado apoio expressivo entre as principais lideranças evangélicas de Goiás. Esse segmento é visto como estratégico: “o voto evangélico é um fenômeno altamente positivo para quem o obtém porque é mais concentrado e disciplinado, ou seja, há uma votação em bloco”.

Entre os nomes de maior influência está o bispo Oídes José do Carmo, da Assembleia de Deus. Respeitado e com grande capital político, é procurado por todos os candidatos a governador, que, “em termos figurados, pedem a sua bênção, digamos assim”. O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, João Campos (Podemos), reforça que o segmento tem caminhado na mesma direção: “Nossa disposição é caminhar com o vice-governador Daniel Vilela. Essa é uma disposição pessoal minha, mas também do nosso líder religioso, bispo Oídes, que já fez uma declaração neste sentido”.

O bispo Oídes também destacou que não há clima para ruptura em Goiás. Segundo ele, existe “um desejo de continuidade daquilo que está dando certo e não pode parar. Daniel Vilela, no seu entendimento, continuará o ‘governo eficiente’ de Ronaldo Caiado”. Para João Campos, a relação próxima entre governo e igrejas reforça esse alinhamento: “O governador e outras autoridades têm demonstrado muito respeito à Igreja e ao segmento evangélico em geral… Entendem que a Igreja, além de evangelizar, tem consciência política e pode contribuir com projetos e ideias”.

Outro nome influente é o deputado estadual Henrique César (Podemos), genro de Oídes, que também apoia Vilela. Seu nome chegou a ser cogitado para compor a chapa como vice. O ex-senador Luiz Carlos do Carmo, irmão de Oídes, vai além: “Vou caminhar com Daniel Vilela. O jovem emedebista é o meu candidato… Nós vamos lutar dia e noite para elegê-lo governador”. Ele promete atuação intensa: “Eu vou levar o Daniel à sociedade onde for preciso. Se o Daniel não puder ir, eu vou lá. Eu vou ser o Daniel. Vou ser o maior cabo eleitoral que o Daniel vai ter no Estado de Goiás, depois de Ronaldo Caiado”.

O pastor Josué Gouveia, presidente da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, reforça a proximidade com o governo estadual: “Sempre estivemos junto com o governo de Ronaldo Caiado… Todo o trabalho que é desenvolvido na igreja, tanto trabalho social quanto de evangelização, sempre tem um apoio firme do governo”. Para ele, “90% do segmento acredita que acompanhará Daniel Vilela, até porque a liderança já se consolidou e tem a mesma linha do governador Ronaldo Caiado”. Em sua avaliação, “eles pensam da mesma forma que nós, na questão de ideologia, nessa questão de nossa ideia de família. Naturalmente vamos caminhar juntos, aliás, já estamos juntos”.

Mesmo igrejas que evitam se posicionar oficialmente, como a Videira, liderada pelo pastor Naor Pedroza, indicam bastidores favoráveis a Vilela. Outro nome lembrado é o do pastor Romeu Ivo, da Igreja Esperança, com histórico de proximidade com o MDB em Aparecida de Goiânia.

As conversas entre líderes religiosos e políticos têm sido conduzidas com cautela, mas incluem compromissos com valores conservadores e garantias de representação para o segmento. Um líder evangélico resume: “Ronaldo Caiado modernizou Goiás e Daniel Vilela dará continuidade à modernização… a rede de proteção do Estado, que nós apoiamos com firmeza, é a melhor do país”.

Com apoio consolidado de figuras de peso no meio evangélico, Daniel Vilela amplia sua base política e se fortalece como referência para um dos grupos mais organizados e disciplinados do eleitorado goiano.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *