Divulgação/Gemini
Presidente da CLDF quer votar com urgência projeto que reforça capital do BRB
O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB), disse que pretende acelerar a tramitação do projeto do Governo do DF que cria mecanismos para capitalizar (reforçar o capital) o Banco de Brasília (BRB). “Temos um problema e precisamos resolvê-lo”, afirmou.
Wellington informou que se reunirá com deputados na terça-feira (24), às 14h, para definir a data da votação. Ele disse que a área técnica da CLDF vai analisar o texto e os riscos do uso de imóveis públicos como garantia.
O projeto, enviado pelo Executivo local à CLDF na noite de sexta-feira (20), autoriza o governo a usar 12 imóveis para recompor, reforçar ou ampliar o patrimônio do BRB. Entre as alternativas, está a transferência de bens ao banco, a venda de patrimônio com destinação dos recursos e outras medidas previstas no Sistema Financeiro Nacional.
Segundo o Governo do DF, a proposta não implica, necessariamente, a venda imediata dos imóveis. A ideia central é usar parte desse patrimônio como garantia para captar recursos, com destaque para um possível empréstimo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) — entidade privada que garante depósitos e pode oferecer linhas emergenciais em situações específicas.
O BRB disse, em comunicado citado por veículos de economia, que o objetivo da proposta é fortalecer indicadores financeiros e manter os serviços. O governo local também sinalizou que a recomposição precisa ocorrer até a divulgação do próximo balanço, em 31 de março, para evitar restrições regulatórias.
Da Redação
- Presidente da CLDF quer votar com urgência projeto que reforça capital do BRB - 22 de fevereiro de 2026
- Oposição usa BRB como palanque e defende ‘federalização’ que enfraquece o DF - 20 de fevereiro de 2026
- Celina vai à Ponte Alta Norte para debater demandas e projetos de desenvolvimento urbano - 19 de fevereiro de 2026

