DPU: Novo defensor público-geral solicita mais capital e Guedes alerta sobre impacto negativo
Por Gabriela Gallo
Nesta terça-feira (19), a Defensoria Pública da União (DPU) recebeu no Ministério da Justiça e Segurança Pública o novo defensor público-geral federal Daniel de Macedo Alves Pereira. Ao assumir o cargo, Pereira solicitou mais investimentos ao DPU com revisão da emenda constitucional dentro do teto de gastos.
Segundo o defensor, a pandemia gerou uma dependência da população ao DPU, especialmente por seu público ser composto por desempregados e brasileiros que ganham até dois salários-mínimos. Em contrapartida, o ministro da Economia Paulo Guedes manifestou em entrevistas anteriores, que acredita que qualquer mudança ou furo no teto de gastos pode causar impactos negativos na economia.
Notamos que o sistema acusatório nacional foi fortalecido sem a contrapartida do fortalecimento da defesa. A ampla defesa e o acesso à Justiça penal correm sérios riscos. O desequilíbrio da balança traz uma sanha acusatória que pode vulnerar as regras do processo devido, com graves repercussões na vida do acusado
Daniel de Macedo, defensor público-geral
Da Redação