Foto: Renato Alves/Agência Brasília

COVID-19: Ibaneis anuncia série de medidas e se reúne com empresários

Hospital de Samambaia receberá extensão

Por Gabriela Gallo

O governador Ibaneis Rocha (MDB) se reuniu na manhã desta sexta-feira (12) com 15 deputados distritais e federais, além secretários e empresários, para detalhar as ações do governo do DF para a conter o vírus da Covid-19. O chefe do Executivo local anunciou que hoje (12), serão abertos novos 50 leitos de UTI e, até agora, o GDF investiu mais de R$ 2,7 bilhões em obras, equipamentos, medicamentos e equipes médicas. Ele também confirmou a construção de uma extensão do Hospital de Samambaia, com capacidade de 73 leitos, e a compra de equipamentos para inaugurar 7 novas UPAs; destas, 4 tem a previsão de ficarem prontas ainda neste mês. A Secretaria de Saúde (SES-DF) irá nomear 114 profissionais da área da saúde para trabalhar nestas UPAs.

Além disso, o governador também anunciou a construção de três novos hospitais no DF, todos financiados pela Novacap. Um hospital será construído do zero em São Sebastião e os outros dois serão acoplados à atual estrutura dos hospitais de Planaltina e Sobradinho. As instalações ficarão permanentemente na rede pública. Ele também relembrou sobre os três Hospitais de Campanha que estão sendo construídos, um em Santa Maria, outro no Gama e o terceiro no Ginásio Nilson Nelson. A previsão é entrega-los daqui a 15 dias. Ao ser questionado sobre a compra direta de vacinas, o governador disse que “não existem vacinas à venda, em nenhum laboratório”

Comércio

Na mesma reunião, Ibaneis também conversou com comérciantes do DF para ouvir suas questões relacionadas às medidas de lockdown e toque de recolher. Ele editou um decreto que perdoa e isenta o pagamento do preço público nas estruturas de quiosques, feiras e até bares e restaurantes, pagas pela ocupação de áreas públicas enquanto durar a pandemia – a chamada “Lei dos Puxadinhos”. Os empresários presentes na reunião se prontificaram a financiar parte da estrutura de Samambaia; ela deve custar em torno de R$ 10 milhões.

Estamos trabalhando muito para reduzir as dificuldades que os empresários estão tendo neste momento tão difícil. O decreto e a isenção do pagamento pelos “puxadinhos” são formas de agradecer pelo apoio que temos recebido. […] Desde o início da pandemia já contratei 6.500 profissionais, mas repito: dependemos da população para reduzir a taxa de transmissão. A nossa situação é grave; é necessário manter o distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool gel ou água e sabão

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *