‘Coringa’: terror psicológico do filme da DC causa preocupação em alguns críticos
Por Fred Lima
Com o trailer final divulgado na semana passada, “Coringa” é um filme da DC Comics, que promete bater recorde de bilheteria e levar algumas estatuetas no Oscar. A atuação do ator Joaquim Phoenix foi bastante elogiada para quem assistiu a sessão exibida no Festival de Veneza. De acordo com os jornalistas presentes, Joaquim está impecável no papel de Arthur Fleck, o palhaço do crime.
O problema é que alguns críticos de cinema estão preocupados que o tom perturbador do filme possa causar uma reação em cadeia para quem sofre de depressão. No último trailer, o personagem principal diz à sua psicóloga: “Você não ouve, né? Você apenas faz as mesmas perguntas toda semana. ‘Como está o trabalho? Está tendo pensamentos negativos? Só o que eu tenho são pensamentos negativos”.
Em 2012, James Holmes matou 12 pessoas e feriu 50 nos Estados Unidos, dentro de uma sala de cinema lotada em um subúrbio da cidade de Denver, no estado do Colorado. O filme em cartaz era “Batman: O cavaleiro das trevas ressurge”. James entrou na sala e lançou uma bomba de gás contra a plateia. Em seguida, sacou uma arma e fez vários disparos. O assassino dizia ser o coringa.
O administrador do canal Quatro Coisas, do Youtube, falou sobre o risco de o filme gerar efeitos noviços na sociedade. Assista:
Da Redação
- NA LUPA: Trinta anos depois de eleito, governo Cristovam não deixa saudades no DF - 19 de novembro de 2024
- NA LUPA: ‘Janjismo’ extrapola e se contrapõe ao lulismo. Ou: Que saudade de dona Marisa! - 18 de novembro de 2024
- Presidente do BRB destaca expansão nacional e avanços tecnológicos em fórum empresarial - 16 de novembro de 2024