DF: Hospital de Santa Maria abre 30 leitos e recebe novas obras

Com investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão, intervenções na unidade hospitalar também contemplam a cozinha, o bloco de emergência e o ambulatório

Reformas que somam aproximadamente R$ 1,5 milhão e a abertura de 30 leitos de internação que estavam fechados e já estão funcionando foram medidas anunciadas, nesta quarta-feira (4), pelo instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). As intervenções estruturais contemplam a cozinha, o bloco de emergência e o ambulatório da unidade.

As ações também incluem a preparação de um espaço para receber uma nova modalidade de ressonância magnética, a primeira a entrar em funcionamento em toda a rede pública do DF, que atualmente não conta com nenhum equipamento desse tipo. A aquisição faz parte do pacote com 15 metas que o Iges-DF lançou na segunda-feira (2).

Benefícios

“A reabertura dessa quantidade de leitos para um hospital desse porte refletirá em melhorias para toda a rede”, destacou o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo. “As obras também são mais uma sinalização do governo para a população de Santa Maria de que estamos focados em tratar os pacientes com dignidade”.

“É uma grande conquista que faz toda a diferença para as pessoas que estão esperando a oportunidade de estar alocadas onde sejam oferecidas melhores condições de atendimento”, avaliou a deputada federal Jaqueline Silva, que é moradora de Santa Maria e participou do evento durante o qual foram anunciadas as novidades no hospital.

Obras e ampliação

No bloco de emergência, as melhorias contemplarão a Sala Vermelha, que passará de seis para oito leitos, e a Sala Vermelha da pediatra, que ganhará espaço maior para receber mais cinco leitos (atualmente, são dois). Será criada ainda a Sala Vermelha de Trauma, com mais quatro leitos, totalizando 11 novos leitos para atender pacientes em estado grave. Também está prevista a reforma da recepção e a criação de dois centros de triagem.

No ambulatório, a meta é montar uma sala de espera e uma de medicação para inaugurar o serviço de hospital-dia, destinado a pessoas que precisam apenas tomar medicamentos intravenosos. Com isso, em vez de ficar internado, o paciente comparecerá ao local nos horários previamente estabelecidos para ser medicado, podendo voltar para casa logo depois. A ação aumentará o conforto desses pacientes, bem como contribuirá para a liberação de leitos para outras pessoas que precisam.

A cozinha do HRSM também foi reformada e, atualmente, tem capacidade para fornecer 2,8 mil refeições | Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Foram concluídas as obras que começaram no início do ano na cozinha, que está em pleno funcionamento para servir, por dia, 2,8 mil refeições para pacientes/acompanhantes e 350 para profissionais. A reforma, que durou seis meses, deixou o cômodo completamente adaptado às normas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O piso foi substituído, as paredes ganharam revestimento e toda a parte elétrica e hidráulica recebeu manutenção.

Os leitos

Dos leitos abertos no HRSM, 20 são da clínica médica, cinco da unidade de cirurgia geral e cinco na unidade de ortopedia. A ampliação só foi possível após a contratação de novos profissionais, reabastecimento de insumos hospitalares e medicamentos, manutenção das camas, reparos em equipamentos e aquisição de aparelhos de pressão, estetoscópios, carrinho de curativo e computadores para abrir a sala de prescrição de enfermagem, entre outras melhorias.

Com essas melhorias, o Iges-DF completa o reforço de 71 leitos na rede pública de saúde. Somente neste ano, outros 26 leitos foram reabertos no Hospital de Base (HB), com a reativação do sétimo andar, enquanto dez leitos somaram-se à UPA de Sobradinho, com a reabertura da Sala Amarela, e mais cinco foram instalados na pediatria do HRSM. (AB)

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *