Foto: Reprodução/ALEGO

ELEIÇÕES 2020: Em nome do poder valparaisense, Lêda Borges aceita até puxadinho do PT em sua coligação

Por Fred Lima

Seria inconcebível uma aliança entre PT e PSDB, não apenas o partido de Lula, mas também o PCdoB e o Psol com os tucanos. As duas últimas legendas funcionam como braços auxiliares dos petistas em eleições nacionais, estaduais e municipais.

A grande curiosidade é que no município de Valparaíso de Goiás, o PCdoB, presidido pelo ex-secretário de Saúde da gestão Lucimar Nascimento (PT), Walter Mattos, está apoiando a candidatura à prefeitura da deputada estadual Lêda Borges (PSDB), que sempre antagonizou com a esquerda mais radical da cidade.

O apoio do Partido Comunista do Brasil à Lêda é bem diferente do apoio de outras siglas de esquerda moderada à candidatura do prefeito Pábio Mossoró (MDB), como o PDT e o PSB. Os partidos de Brizola e de Miguel Arraes nunca funcionaram como extensões do PT, apesar de terem apoiado no passado candidaturas petistas.

O problema é que o DNA do PCdoB é todo PT, e PT radical dos anos 1980 e 1990. Seria muito mais coerente a legenda ter sido avalista da candidatura do Professor Silvano ao Executivo municipal, fazendo jus à polêmica passagem de Walter pela Secretaria Municipal de Saúde na gestão Lucimar, onde foi condenado por irregularidades e hoje está inelegível.

Agora, algumas perguntas que não querem calar: o que fez Mattos levar o PCdoB para o colo de Lêda, não do Professor Silvano? Será que o ex-secretário do governo municipal petista vai indicar o nome que comandará a Secretaria de Saúde da cidade, em caso de vitória do PSDB?

Depois dessa união exótica em Valparaíso só falta o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso subir no palanque nacional do PT em 2022 e dar as mãos à ex-deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), ato inimaginável, visto a eterna briga entre tucanos e esquerdistas radicais.

PCdoB com PSDB representa o fim dos tempos na política de Valparaíso de Goiás.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *