Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Secretaria de Saúde do DF é destaque no combate a possível nova onda de COVID-19

Por Carol Castro

Após o Distrito Federal apresentar um aumento no índice de transmissão do novo coronavírus, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, declarou, durante coletiva de imprensa virtual realizada na manhã desta segunda-feira (30), que um inquérito epidemiológico envolvendo mais de 100 profissionais de saúde será aplicado nas 34 regiões administrativas do DF a partir desta quarta-feira (2), contando com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio-DF), que fez a doação de 10 mil testes para serem usados na investigação.

Para ajudar na iniciativa, foram requeridos 34 profissionais da Atenção Primária, 34 bombeiros e viaturas e 34 profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc). O inquérito será realizado por meio de amostragem e sorteio de 230 pessoas em cada região para a realização dos testes que irão identificar se os pacientes possuem anticorpos ou não. Os exames começarão por Ceilândia e tem previsão de conclusão para o dia 20 de dezembro.

Estávamos com índice abaixo de 1 e agora estamos registrando a marca de 1,3 . O inquérito epidemiológico vai nos trazer dados mais precisos sobre a chegada de uma possível segunda onda de Covid-19, mas é importante que a sociedade faça a sua parte respeitando o distanciamento social, mantendo o uso de máscara e, caso tenha testado positivo para COVID-19, respeite o isolamento de 14 dias. Estamos aqui para demonstrar que o GDF está preparado para fazer este enfrentamento

Osnei Okumoto, secretário de Saúde do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *