Bolsonaro convoca reunião ministerial; Mourão fica de fora
Por Gabriela Gallo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) marcou nesta terça-feira (9) a segunda reunião ministerial do ano. De todos os 23 ministros, somente Fábio Faria, ministro das Comunicações, não pôde comparecer. Entretanto, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) não foi convidado para o encontro, mesmo estando disponível. Ele também não participou da primeira reunião, em janeiro, por estar se recuperando da Covid-19 na época.
A assessoria do general disse que ele estava se preparando para mais um encontro do Conselho Nacional da Amazônia Legal, previsto para esta quarta-feira (10). Ao ser questionado sobre não ter sido convidado, o general se limitou a responder que não se incomodou.
Discordâncias
O chefe do Executivo e seu vice apresentam discordâncias desde que Mourão cogitou exonerar Ernesto Araújo do Ministério das Relações Exteriores e foi vetado pelo presidente. Outra situação foi quando o general exonerou o assessor, Ricardo Roesch Morato Filho, por agendar conversas com deputados para discutirem sobre um possível impeachment de Bolsonaro.
Não fui convidado. Não fui chamado. Então, acredito que o presidente julgou que era desnecessária minha presença. Só isso
Hamilton Mourão, vice-presidente da República
Da Redação