Mourão pede para não se precipitarem sobre possível candidatura de Lula
Por Gabriela Gallo
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse na manhã desta terça-feira (9), que ainda é muito cedo para considerar Lula (PT) e o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como candidatos à presidência em 2022. A afirmação se deve à medida adotada ontem (8) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, em anular todos os processos do ex-presidente. Segundo Mourão, o assunto ainda precisa ser “decantado”.
O general não soube responder se o governo federal ficou surpreso com a decisão do STF, mas criticou Lula, ressaltando que figuras públicas precisam se espelhar pelo exemplo de vida dos brasileiros, no caso, se referindo a pessoas honestas. A decisão de Fachin torna Lula elegível para concorrer à presidência, já que recuperou seus direitos políticos.
Ainda tem muita espuma nesse chope, tem de ser decantado. Tem muita gente fazendo análise prospectiva por mera extrapolação de tendência. Não se faz análise prospectiva assim. Então, tem de esperar todas as consequências e decorrências
Hamilton Mourão, vice-presidente da República
Da Redação