Foto: Reprodução/ Google

Ministério da Economia divulga projeções para o PIB de 2021 e 2022

Por Gabriela Gallo

O Ministério da Economia piorou as projeções da inflação de 2021, especialmente em decorrência do aumento do dólar, mas manteve suas estimativas para as atividades econômicas do ano. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (17) do Boletim MacroFiscal, a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) é um crescimento de 3,2%. Ela está em linha com as projeções do mercado do Banco Central, computada no boletim Focus, de 3,23%. As informações foram divulgada pela Secretaria de Política Econômica (SPE). Para o ano que vem, a expectativa de expansão do PIB é de 2,5%.

A tendência para as projeções do mercado para o PIB é uma piora das expectativas já que muitos setores preveem recessão técnica para o primeiro semestre de 2021. A equipe econômica teve um aumento de projeção de 3,2% para 4,27% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o qual mede a variação do custo de vida para pessoas de classes mais baixas. A estimativa para 2022 é de 3,5%.

As incertezas são elevadas com os desafios de enfrentamento à pandemia, mas deve-se considerar os indicadores no primeiro bimestre que apontam continuidade da recuperação da atividade econômica. O caminho para o maior crescimento econômico passa pela continuidade da agenda de reformas estruturais e políticas de consolidação fiscal.

Secretaria de Política Econômica, em nota

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *