Foto: Reprodução/ Facebook

GDF esclarece dados e medidas adotadas para pandemia; óbitos entre jovens aumenta no DF

Por Gabriela Gallo

O secretário de Saúde (SES-DF), Osnei Okumoto, juntamente com os secretários da Casa Civil e do DF Legal, Gustavo Rocha e Cristiano Mangueira, respectivamente, realizaram uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19), sobre as medidas aplicadas pelo governo do DF para o combate à Covid-19. Durante a coletiva, foi anunciado que a taxa de transmissão na capital, antes em 0,99, aumentou para 1,01, ou seja, 100 pessoas infectadas passam a doença para outras 101. A taxa de isolamento diminuiu para 36,10. O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou hoje (19) um decreto prorrogando as medidas de restrição até dia 28. O decreto ainda será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Desde que o número de casos não aumente, a partir de segunda (29), o comércio está autorizado a funcionar, em horário intercalado para diminuir a circulação de pessoas no transporte público. O lockdown será reduzido, mas não finalizado. Os horários autorizados para funcionamento dos estabelecimentos serão informados, porém, o horário geral permitido para a abertura do comércio é de 11h às 20h. O secretário de Saúde lembrou que, nesta semana, o GDF abriu 35 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e também afirmou que, até mês que vem, serão liberados novos 220 leitos de UTI.

Contaminação e vacina

O secretário da Casa Civil alertou que a taxa de letalidade de jovens de até 29 anos mortos por Covid-19 aumentou para 5,8. Além disso, Rocha também informou que pessoas de 30 a 39 anos representam 25,8% dos casos de Covid-19 no DF. Somando os dois, a maior concentração de infectados são de pessoas de até 39 anos. De acordo com ele, nessa quinta-feira (18), 9 pessoas faleceram de coronavírus.

Quanto a vacinação no DF, Osnei adiantou que o GDF fez um acordo de 138 milhões de doses das vacinas Pfizer e Johnson. Além disso, a pasta elaborou um documento para o Ministério da Saúde, solicitando a ampliação do quantitativo de vacinas a serem disponibilizadas para o DF. “Aguardamos essa a resposta do Ministério da Saúde pra que a gente possa estar oferecendo essas vacinas em maior quantidade para nossa população”, concluiu Osnei. Além disso, Ibaneis planeja vacinar semana que vem outros profissionais da saúde como dentistas, farmacêuticos e técnicos de laboratório e radiologia. Caso haja vacinas o suficientes também serão contempladas pessoas de 70 e 71 anos.

Bolsonaro

Nesta sexta-feira (19), contrario às medidas de lockdown impostas por governadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal três governadores, incluindo Ibaneis. Ao ser questionado sobre a ação de Bolsonaro, Gustavo Rocha respondeu que o que deve ser feito é “aguardar a manifestação do Supremo Tribunal Federal e seguir o que o STF assim decidir” e “respeitar a posição do Presidente da República”.

A gente necessita muito da compreensão de todos pra que a gente possa estar, melhorando essa taxa de isolamento, pra que o decreto, realmente surta o efeito de realmente, possa a partir de domingo que vem, apresentar o quadro tão esperado que foi dito aqui. […] Temos essa crença de que realmente tudo melhorará através da vacinação aqui no Distrito Federal.

Conscientizar a população contra as medidas é extremamente importante. No entanto a gente não tem observado uma certa seriedade porque nós estamos tendo neste momento uma diminuição nas taxas de isolamento. Isso é muito complicado. E somente através desses índices é que a gente vai determinar se haverá ou não um lockdown ou se haverá ou não medidas restritivas mais prolongadas aqui no Distrito Federal.

Osnei Okumoto, secretário de Saúde do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *