Foto: Bruna Somma

CLDF abre audiência pública para discutir saúde mental de profissionais atuantes na linha de frente contra a Covid-19

Por Gabriela Gallo

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma audiência, nesta sexta-feira (19), para discutir o bem-estar e a saúde mental de profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus. A audiência pública, organizada pelo distrital Fábio Felix (Psol), contou com a participação de representantes da principais entidades ligadas ao sistema de Saúde no DF. Um dos pontos destacados pela reunião foi o negacionismo e a polarização ligados à doença.

A falta de recursos básicos necessários para a proteção pessoal (luvas, capotes e máscaras); a constante cobrança de órgãos superiores, desconsiderando a humanidade dos profissionais; a desvalorização profissional, por parte do Poder Executivo, o que implica na carência de reajuste salarial, por exemplo; ataques vindos da população, que, na opinião dos debatedores, fazem pressão social foram outros pontos destacados durante a reunião. Como melhoria o psicólogo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Rubens Bias, afirmou que a oferta de cuidados especializados e adequação nas condições de trabalho são caminhos para o combate ao sofrimento psíquico vindo dos profissionais.

Nessa luta contra a Covid-19 não deveria haver lados políticos, diferenças entre raças ou classes sociais, pois ela não escolhe suas vítimas de acordo com essas características, mas é simplesmente fatal. Além de que negá-la é o caminho mais longo para poder extingui-la.
[Sugiro as profissionais da linha de frente a montagem de] um dossiê de trabalho dos nossos servidores e servidoras e, com isso, levá-lo na Secretaria de Saúde e Ministério Público, a fim de buscar soluções para esse momento que estamos vivendo

Fábio Felix, deputado distrital

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *