Foto:MCTIC/Divulgação/Agência Brasil

Governo veta Projeto de Lei que oferece internet a alunos da rede pública

Por Gabriela Gallo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.477/20 que garantia, com fins educacionais, internet gratuita para alunos e professores de escolas públicas, que precisam ministrar as aulas à distância em decorrência da Covid-19. O PL também abrangia escolas quilombolas e indígenas. Em uma mensagem publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU), o mandatário alegou que a medida contraria o interesse público por aumentar a “alta rigidez do Orçamento”, dificultando “o cumprimento da meta fiscal e da Regra de Ouro”. Ele também afirmou que o texto contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal já que não apresenta a estimativa do impacto orçamentário e financeiro. O veto será analisado pelos parlamentares, que podem derruba-lo ou mantê-lo.

O projeto também prevê a entrega de tablets para estudantes do ensino médio da rede pública cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), tendo como referência R$ 520 por equipamento. Segundo o texto, a estimativa do impacto orçamentário e econômico é de R$ 26,6 bilhões. Os custos seriam acobertados pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), doações e outros recursos previstos na lei orçamentária.

Por fim, o governo federal está empregando esforços para aprimorar e ampliar programas específicos para atender à demanda da sociedade, por meio da contratação de serviços de acesso à internet em banda larga nas escolas públicas de educação básica, a exemplo do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), instituído pelo Decreto nº 9.204, de 2017, e do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE), bem como do Programa Brasil de Aprendizagem, em fase de elaboração no Ministério da Educação

Jair Bolsonaro, presidente da República, em nota

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *