Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Após denúncia de “rachadinhas”, Flávio Bolsonaro se manifesta; Calheiros planeja pedir depoimento da ex-cunhada

Por Carol Castro

Após o Uol publicar uma série de reportagens apontando o envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no esquema ilegal de entrega de salários exorbitantes para assessores, popularmente conhecido como “rachadinha”, na época de seus mandatos como deputado federal entre 1991 e 2018, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota) se justificou sobre o caso.

Em nota sobre as declarações, Flávio declarou que as gravações divulgadas foram feitas sem autorização da Justiça e qualificam-se como clandestinas.

“É impossível identificar os interlocutores. Não é um expediente compatível com democracias saudáveis. A defesa, portanto, fica impedida de comentar o conteúdo desse suposto áudio apresentado pela reportagem.”

Flávio Bolsonaro, senador

Investigação

O foco das gravações citadas, no entanto, fica para as declarações da fisiculturista Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada do presidente do Brasil. Andrea afirmou que Bolsonaro teria demitido seu irmão após ele ter se recusado a devolver a maior parte do salário recebido como assessor do atual mandatário do país. Em contrapartida, a defesa de Flávio Bolsonaro afirmou que nem o presidente e nem o senador orientaram ou fiscalizaram o suposto recolhimento de salários de assessores.

Em meio à polêmica, o relator da CPI da covid, Renan Calheiros, estuda solicitar a presença de Andrea Valle para prestar depoimento sobre o caso.

“Ela pode explicar se houve espelhamento do esquema das rachadinhas no governo federal. Como se sabe, Carlos Bolsonaro é peça fundamental no ministério paralelo e Flávio Bolsonaro, um influente filtro de indicações. A oitiva dela não é para incriminar, mas para esclarecer fatos relacionados a presença dessas pessoas no governo.”

Renan Calheiros, relator da CPI da covid

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *