Foto: Reprodução

Celina Leão sobre veto de Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes: ‘Repudio e peço ajuda da bancada feminina para derrubá-lo’

Por Sabrina Santos

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetar a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias, deputadas da bancada feminina protestaram no Plenário da Câmara, nesta quinta-feira (7). 

Bolsonaro sancionou a lei  (Lei 14.214/21) que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, mas vetou os principais pontos da proposta aprovada pelos parlamentares, passando  a prever apenas campanha informativa sobre o assunto. A coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), lamentou que o projeto inicial não tenha sido aceito e afirmou que é dever do governo dar acesso a mulheres que fazem parte dos dados do estudo Pobreza Menstrual no Brasil. 

Conseguimos votar um projeto com impacto orçamentário mínimo para gente começar do mínimo. Nós tínhamos que dar acesso a essas mulheres a esse material que não é só kit de higiene; é kit de saúde. Muitas mulheres pegam infecção porque não conseguem fazer uso adequado dos absorventes. Se R$ 84 milhões for muito dinheiro para o governo não dar condições a meninas e mulheres, eu acho que o governo tem que rever os seus princípios. Repudio esse veto e peço ajuda da bancada feminina para que rapidamente a gente consiga derrubá-lo.

Celina Leão, deputada federal

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *