Foto: Andre Borges/Agência Brasília

NA LUPA: Franco favorito, Ibaneis pode vencer no primeiro turno

Por Fred Lima

A pesquisa Metrópoles/Ideia jogou um balde de água fria nas demais pré-candidaturas ao Palácio do Buriti. Segundo o levantamento, o governador Ibaneis Rocha (MDB) lidera a corrida com 30% das intenções de voto, seguido pelo senador José Antônio Reguffe (União Brasil), que pontua 10,6%. A deputada federal Flávia Arruda (PL) está em terceiro, com 8,5%.

A surpresa é Rafael Parente (PSB), que ocupou a Secretaria de Educação no primeiro ano do governo Ibaneis. O socialista aparece empatado com a senadora Leila do Vôlei (PDT), com 6%. O senador Izalci Lucas (PSDB) tem 5,4%.

O atual chefe do Executivo local vem conseguindo a façanha de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas em ano eleitoral, algo que Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) não alcançaram.

Como Reguffe deve disputar o Senado Federal ou a Câmara dos Deputados, seus 10% acabarão sendo pulverizados entre os demais pré-candidatos. Flávia disse ser pré-candidata ao Senado. Com isso, 18% migrarão para outros postulantes, lembrando que a deputada já declarou apoio ao governador.

O número de indecisos soma 19,3%. O Buriti espera que, com a inauguração das obras até junho, principalmente do Túnel de Taguatinga, os eleitores que não sabem ainda em quem votar optem pela candidatura governista.

Com 20% a mais do segundo colocado, Ibaneis é o franco favorito da disputa e tem chance de vencer a eleição no primeiro turno, caso receba a maioria dos votos de Flávia Arruda e mais da metade dos indecisos. 

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *