Foto: Reprodução
Haddad diz que visita de Lula ao Uruguai será para fortalecer o Mercosul
Por Sabrina Santos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (24) que o objetivo da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Uruguai na próxima quarta-feira (25) é fortalecer o Mercosul (Mercado Comum do Sul). O ministro falou com a imprensa ao chegar à cúpula da Celac, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, em Buenos Aires, na Argentina.
Na ocasião, Haddad disse ainda não ter conhecimento sobre os termos em que está sendo negociado um acordo comercial entre o Uruguai e a China, que deixa de fora o bloco sul-americano. As negociações entre os dois países preocupam países da região porque há o temor de que o Mercosul seja prejudicado. No Brasil, a principal preocupação é com o setor industrial, que exporta para os países vizinhos e pode ser impactado pelo aumento da entrada de produtos chineses na região.
O ministro ainda destacou que o sucesso da América do Sul passa pelo Mercosul, bloco econômico que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Não temos conhecimento dos termos em que está sendo negociado o acordo da China com o Uruguai. Mas esse tipo de coisa não é novo. É uma visita para fortalecer o Mercosul. Eu acredito que a América do Sul, o destino dela de sucesso passa pelo bloco econômico. Quanto a isso, eu não tenho a menor dúvida.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Da Redação
- Daniel lidera corrida ao governo em Goiás; Gracinha desponta ao Senado - 3 de fevereiro de 2026
- Congresso aprova em 5 horas reajuste e ‘ganho extrateto’ a servidores do Legislativo - 3 de fevereiro de 2026
- CDH do Senado acompanhará arquivos de Epstein que citam o Brasil, diz Damares - 3 de fevereiro de 2026

