Foto: Reprodução
Lula assina decretos que criam programas para catadores de material reciclável
Por Sabrina Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou dois decretos que visam incentivar o trabalho de catadores de materiais recicláveis. Os decretos foram assinados em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (13). As medidas estabelecem o Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular (Pró-Catador); o Certificado de crédito de reciclagem; Certificado de estruturação e reciclagem de embalagens em geral e o Crédito de massa futura.
Em seu discurso, Lula afirmou que os catadores não podem se contentar com poucas coisas que, geralmente, os governantes costumam oferecer. Além disso, o presidente destacou que esse é só o primeiro passo de uma longa caminhada para que os catadores sejam valorizados como cidadãos plenos.
Por mais que a gente faça decreto e lei, certamente não vai atender tudo que vocês querem. Daqui a uma, duas semanas, vocês vão descobrir que o decreto é pouco, vocês querem mais. E vocês cobrando, o governo vai se dar conta de que precisa fazer. Esse é o primeiro passo de uma caminhada muito longo que temos de fazer para que vocês sejam transformados em cidadãos e cidadãs plenos.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Julio Cesar prevê Universidade do Esporte em 2027 - 12 de fevereiro de 2026
- Nikolas diz que não recua e insiste em impeachment de Toffoli, apesar de resistência na direita - 12 de fevereiro de 2026
- Eleições 2026: Em Goiânia, Caiado desponta como nome mais citado - 11 de fevereiro de 2026

