‘Temos total apoio do governador’, diz Secretário de Segurança do DF ao anunciar ações preventivas contra violência nas escolas
Por Sabrina Santos
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou nesse domingo (9) que dará início, nesta semana, a uma série de medidas preventivas de segurança nas imediações de escolas do DF. De acordo com o secretário da pasta, Sandro Avelar, as ações de prevenção não se limitam apenas à rede pública de ensino, mas também escolas particulares e creches. Avelar ressaltou que as medidas adotadas pela pasta em parceria com a Secretaria de Educação têm total apoio do governador Ibaneis Rocha (MDB).
As secretarias vão promover ações que incluem, além do reforço no policiamento, pontos de observação em unidades escolares que demandam maior atenção — segundo estudos realizados pelas pastas, o fortalecimento do monitoramento da deep web, a chamada “internet profunda”, e perfis em redes sociais que propagam ou fazem apologia à violência nas escolas. Segundo o secretário, também será feito redirecionamento de pontos de observação e blitze, que já fazem parte da rotina de trabalho do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF) para as proximidades de escolas.
É uma ação estratégica e preventiva, planejada a partir de levantamentos de inteligência, com monitoramento feito pelos setores de inteligência da SSP-DF e das forças de segurança, que prevê reforço do policiamento e aumento da presença do Estado nas imediações de unidades de ensino e, ainda, de resposta rápida em casos de ameaças e de emergência, garantindo a tranquilidade à comunidade escolar e à população do DF. Importante destacar que esta é uma ação de governo, que envolve outros segmentos, como a Secretaria de Educação, e temos total apoio e confiança do governador Ibaneis Rocha.
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024