Foto: Reprodução

Ministro do Trabalho diz que Lula assinará MP do salário mínimo de R$ 1.320 até 1º de maio


O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou na noite dessa quinta-feira (27) que o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar nos próximos dias a Medida Provisória (MP) para instituir o salário mínimo de R$ 1.320 este ano. A informação foi dada a jornalistas após reunião com o presidente no Palácio da Alvorada. 

Na ocasião, Marinho também comentou sobre a política de recuperação e valorização permanente do salário mínimo. Segundo o ministro, o governo vai enviar um projeto de lei para retomar a política de valorização real do salário mínimo, que vigorou ao longo dos governos petistas.

De acordo com Marinho, essa política vai assegurar a recomposição da inflação, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais o percentual de crescimento do PIB de dois anos anteriores. Ou seja, em 2024, se estiver em vigor, o reajuste será o INPC de 2023 mais o percentual de crescimento do PIB de 2022.

A política de recuperação e valorização permanente do salário mínimo irá por projeto de lei. Tem este ano para tramitar e a primeira validade será janeiro do ano seguinte [2024], considerando a reposição da inflação acrescida do PIB consolidado, ou seja, de dois anos anteriores. Esse é o resultado da conversa de hoje.

Luiz Marinho, ministro do Trabalho

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *