Lula e Alckmin repudiam ataques racistas a Vinícius Jr
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade ao jogador brasileiro Vinícius Jr., do Real Madrid, vítima de ataques racistas durante um jogo pelo campeonato espanhol, nesse domingo (21). Durante entrevista no Japão, Lula cobrou medidas da La Liga e da Fifa sobre o caso e disse que não se pode permitir que o “fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol”. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também se manifestou sobre o ocorrido e classificou como “inaceitáveis” os ataques racistas sofridos pelo jogador. Segundo Alckmin, o racismo precisa ser combatido e rechaçado “em todos os cantos do mundo”.
Nesta segunda-feira (22), o Itamaraty expressou à embaixada da Espanha no Brasil posição de repúdio sobre os ataques racistas contra o esportista e afirmou que aguarda um posicionamento do governo espanhol. Em nota, assinada de forma conjunta pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania, o governo pede que as “autoridades governamentais e esportivas da Espanha” tomem providências para punir os autores dos atos de racismo e evitar que eles se repitam.
É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024