Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Lula lança compromisso nacional para alfabetizar crianças na idade certa


Nesta segunda-feira (12), em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nova política com o objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras sejam alfabetizadas na idade certa. A iniciativa terá investimento de R$ 3 bilhões em quatro anos.

Durante a cerimônia, Lula afirmou que o Estado “falhou miseravelmente” com a educação infantil nos últimos anos, ao lembrar que, em 2021, mais da metade das crianças terminaram o 2º ano do ensino fundamental sem conseguir ler e escrever. Além disso, o chefe do Executivo voltou a ressaltar que repassar recursos para a Educação não pode ser considerado um gasto, mas sim investimento para o desenvolvimento do país.

Mais de 1 milhão de crianças foram largadas à própria sorte no processo de alfabetização. O atraso na alfabetização ocorre porque o Estado brasileiro falhou miseravelmente nos últimos anos. Falhou porque achou que repassar recursos para as escolas de ensino fundamental era gasto e iria comprometer o tal do equilíbrio fiscal. Falhou porque não garantiu alimentação escolar de qualidade. Falhou porque, quando a pandemia levou ao fechamento das salas de aula, o governante anterior não cobrou soluções emergenciais para a educação, preferiu o negacionismo e o discurso do ódio. O resultado não poderia ser outro. 

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *