‘Não tem nenhum cenário negativo para que não haja uma queda robusta’, diz Simone Tebet sobre atual taxa básica de juros
Nesta sexta-feira (30), em São Paulo, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que não há motivos na economia brasileira para que a atual taxa de juros, em 13,75%, seja mantida. De acordo com a ministra, os indicadores têm dado respostas suficientes para que a taxa de juros caia de maneira rápida até o fim deste ano.
A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de manter a taxa de juros alta tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta semana, Lula disse que o presidente do BC, Roberto Campos Netto, “joga contra a economia brasileira” ao comentar sobre a manutenção da taxa.
Não tem nenhum cenário negativo para que não haja a queda robusta da taxa de juros no Brasil já a partir de agosto. Tudo está depondo a favor da queda de juros e de uma queda acentuada. Você pode utilizar qualquer dado macroeconômico, inflação em queda, o PIB do Brasil com crescimento muito acima do esperado. Falavam em 0,7% de crescimento do PIB no final do ano, nós já estamos falando em 2,1%, 2,3%, ou seja, três vezes de crescimento.
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
Da Redação
- Ping Pong com o deputado Roosevelt - 21 de novembro de 2024
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024
- Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais - 20 de novembro de 2024