Foto: Reprodução

‘Não tem nenhum cenário negativo para que não haja uma queda robusta’, diz Simone Tebet sobre atual taxa básica de juros

Nesta sexta-feira (30), em São Paulo, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que não há motivos na economia brasileira para que a atual taxa de juros, em 13,75%, seja mantida. De acordo com a ministra, os indicadores têm dado respostas suficientes para que a taxa de juros caia de maneira rápida até o fim deste ano.

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de manter a taxa de juros alta tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta semana, Lula disse que o presidente do BC, Roberto Campos Netto, “joga contra a economia brasileira” ao comentar sobre a manutenção da taxa.

Não tem nenhum cenário negativo para que não haja a queda robusta da taxa de juros no Brasil já a partir de agosto. Tudo está depondo a favor da queda de juros e de uma queda acentuada. Você pode utilizar qualquer dado macroeconômico, inflação em queda, o PIB do Brasil com crescimento muito acima do esperado. Falavam em 0,7% de crescimento do PIB no final do ano, nós já estamos falando em 2,1%, 2,3%, ou seja, três vezes de crescimento. 

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *