Câmara aprova texto-base da reforma tributária em 1º turno
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária em 1º turno, por 382 a 118 votos, nesta quinta-feira (6). A PEC reformula a tributação sobre o consumo. Agora, o plenário analisa os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar trechos do substitutivo do relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Após a votação dos destaques, se a decisão dos parlamentares for para retirar uma parte do texto, serão necessários 308 votos para mantê-lo na redação final. De acordo com o texto aprovado, uma lei complementar criará o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – para englobar o ICMS e o ISS – e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o PIS, o PIS-Importação, a Cofins e a Cofins-Importação.
Com o intuito de ampliar a base de apoio, o relator da proposta fez mudanças de última hora ao texto apresentado há duas semanas, como maiores reduções de alíquotas, isenção para alguns produtos da cesta básica e mudanças no Conselho Federativo, órgão que decidirá as políticas fiscal e tributária.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024