Lula diz ter esperanças que acordo entre UE e Mercosul seja fechado ainda em 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17), ao lado da presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas, ter a esperança de concluir um acordo entre o Mercosul e a União Europeia ainda em 2023. A negociação para o acordo entre os dois blocos foi concluída parcialmente em 2019. No entanto, este ano, os europeus enviaram um documento com “instrumentos adicionais” para serem acrescentados no acordo.
A carta adicional prevê sanções em questões ambientais, o que Lula chegou a classificar como uma “ameaça”, mas ressaltou que o Brasil “vai cumprir com sua parte na questão do clima”. Lula chegou a Bruxelas, na Bélgica, nesse domingo (16), para participar da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. O encontro reúne cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos.
Nós temos um compromisso com o desmatamento zero na Amazônia até 2030. Esse é um compromisso assumido antes, durante e depois de uma campanha política.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024