GDF: Celina Leão anuncia que sistema para rastreamento de remédios na Saúde será ampliado
Durante visita ao Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na manhã desta quarta-feira (19), a governadora em exercício, Celina Leão (PP-DF), anunciou que o Governo do Distrito Federal (GDF) vai ampliar o sistema de rastreabilidade dos medicamentos prescritos aos pacientes, inicialmente lançado no HRSM, em outras unidades da rede pública.
O sistema que ainda está em fase de testes, mapeia e gera o histórico de cada posição do medicamento, desde a origem até o consumidor final, permitindo, por exemplo, ao médico saber o que o paciente tomou, as horas e quantidade. Cerca de 11 mil pessoas serão beneficiadas mensalmente pela plataforma somente em Santa Maria.
Em breve, o sistema estará disponível também no Hospital de Base e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com Celina, a plataforma vai garantir que não falte e se perca medicamentos por prazo de validade.
Esse é o tipo de gestão técnica que nós queremos na área da saúde. É a garantia de que não vai faltar medicamento, de que nós não vamos perder o medicamento por prazo de validade. Essa experiência, que já começa hoje no Hospital de Santa Maria, tem determinação de ser expandida para todos os hospitais – o próximo será o Hospital de Base. E aí nós vamos ter uma diminuição das compras emergenciais por falta de medicamento. É usar as ferramentas de tecnologia a favor da população.
Celina Leão, governadora em exercício do DF
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024