Ibaneis diz que vai acionar secretário de Segurança para definir novo comandante da PM-DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse nesta sexta-feira (18), em Brasília, que conversará com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (SP-SF), Sandro Avelar, para definir quem será o novo comandante-geral da Polícia Militar do DF, já que o atual comandante, Klépter Rosa Gonçalves, foi preso pela Polícia Federal (PF) na Operação Incúria, nesta manhã (18).
A operação Incúria é resultado de denúncia do Grupo Estratégico de Combate aos Atos antidemocráticos da Procuradoria Geral da República (PGR). Os mandados cumpridos pela PF e pela PGR foram determinados pelo relator do Inquérito nº 4.923 no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes.
Em conversa com jornalistas, Ibaneis afirmou que não foi o responsável pela indicação do atual comandante da PM e disse que decisão judicial deve ser cumprida. Além disso, o governador destacou que não considera que as prisões manchem a imagem da PM.
Vou conversar com o secretário de Segurança e ele vai me indicar o nome e nós vamos nomear [para o comando da PM]. Ele vai analisar a denúncia, ver o que tem contra cada um deles e nós vamos ver quem será exonerado. (…) Lembrando que o comandante indicado [Klépter Rosa Gonçalves] não foi por mim, foi na época do meu afastamento. Foi o interventor [quem indicou].” O governador se referia a Ricardo Capelli, que comandou a intervenção na segurança pública do DF entre 8 e 31 de janeiro. Coube a Capelli a nomeação de Klépter, dias após os atentados de 8 de janeiro.
Ibaneis Rocha, governador do DF
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024