Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
CÂMARA: Novo arcabouço fiscal é aprovado sem Fundeb e Fundo do DF
A Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (23), por 379 votos a 64, o novo arcabouço fiscal sem Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Com a conclusão da votação, o texto vai para sanção presidencial.
O novo marco fiscal extinguirá o teto federal de gastos que está em vigor desde 2016. O fim do teto estava previsto pela Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim do ano passado, mas dependia da aprovação do arcabouço fiscal para entrar em vigor.
A retirada dos dois fundos do texto foi fruto de acordo feito entre o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), líderes da base governista, técnicos do Ministério da Fazenda e o relator do projeto de lei complementar na Câmara, deputado Cláudio Cajado (PP-BA). Lira era contrário às mudanças inseridas pelos senadores no novo marco fiscal.
Da Redação
- Caiado confirma filiação ao PSD e reforça projeto nacional em 2026 - 28 de janeiro de 2026
- Fake news não cola: Ibaneis mantém corrida ao Senado em 2026 e Celina assume o Buriti em abril - 27 de janeiro de 2026
- Goiás: Em Porangatu, Vilela abre 13 pontos sobre Marconi, diz pesquisa - 27 de janeiro de 2026

