Foto: Reprodução
Presidente da Alego projeta adição de eventos festivos no calendário oficial do Estado
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), apresentou nesta quarta-feira (30) uma série de projetos de lei com o objetivo de incluir eventos festivos no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. Entre os projetos, o parlamentar destacou a propositura 1673/23, que trata do festival da Queima do Alho realizado anualmente no município de Amorinópolis.
Peixoto argumentou que a inclusão do evento está associada à tradicional festa de julho, com preparo de comida em fogões improvisados, próximos ao chão, com uma competição entre os participantes da comunidade. A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Além disso, o deputado também destacou o projeto de lei nº 1675/23, que pede inclusão no calendário oficial do Festejo do Divino, realizado no município de Luziânia. Esse evento teve início em 1753 e já completou mais de 270 anos. O legislador esclarece que a inclusão desse evento no calendário é devido ao seu significado histórico, cultural e popular. Para Peixoto, a Festa do Divino Espírito Santo simboliza a esperança da chegada de uma nova era que trará paz, liberdade e solidariedade. A proposta está na CCJ.
Da Redação
- Caiado confirma filiação ao PSD e reforça projeto nacional em 2026 - 28 de janeiro de 2026
- Fake news não cola: Ibaneis mantém corrida ao Senado em 2026 e Celina assume o Buriti em abril - 27 de janeiro de 2026
- Goiás: Em Porangatu, Vilela abre 13 pontos sobre Marconi, diz pesquisa - 27 de janeiro de 2026

