Foto: Reprodução

Lula vai à Índia para assumir presidência do G20; Brasil assumirá bloco efetivamente apenas em 1° de dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, na próxima quinta-feira (7), para Nova Déli, capital da Índia, onde participará da Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia, que ocorrerá nos dias 9 e 10. A reunião da cúpula marcará a reta final da presidência rotativa do bloco, atualmente com a Índia, e que será assumida pelo governo brasileiro a partir do dia 1º de dezembro.

O cargo atual de liderança no G20 é ocupado pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e ele tem a intenção de passar simbolicamente a presidência para Lula em 10 de setembro. Lula irá assumir a presidência do G20 definitivamente só em 1º de dezembro deste ano, e permanecerá no cargo até 30 de novembro de 2024.

Além da passagem simbólica do cargo, a programação oficial prevê pelo menos três sessões temáticas, que abordarão tópicos como desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas; e global net zero, que é a ideia de emissão zero líquida de carbono. Outros assuntos como crescimento inclusivo; cumprimento de metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); saúde, educação, infraestrutura e transformações tecnológicas.

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *