Foto: Reprodução
Lula recebe Pacheco para reunião em meio ao desgaste entre Palácio do Planalto e Congresso
Com a relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional cada vez mais tensa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira (2) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), para uma reunião no Palácio da Alvorada, visando amenizar atritos recentes e promover maior harmonia entre os poderes.
Nos últimos dias, tem sido evidente o descontentamento do Congresso com algumas medidas adotadas pelo governo, incluindo o represamento do pagamento de emendas parlamentares e a judicialização de projetos aprovados pelo legislativo, além da falta de diálogo.
Além disso, nesta semana, Pacheco afirmou que o governo cometeu um “erro primário” ao contestar, no Supremo Tribunal Federal, o projeto aprovado pelo Congresso que estende a desoneração da folha de pagamentos de empresas até 2027.
A troca de farpas se estendeu também a uma declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que pediu o Congresso a se preocupar com a responsabilidade fiscal. Em resposta, Pacheco enfatizou a independência do Legislativo, ressaltando que os parlamentares não estão submissos ao governo e têm o direito de agir conforme os interesses de seus representados.
Da Redação
- Daniel lidera corrida ao governo em Goiás; Gracinha desponta ao Senado - 3 de fevereiro de 2026
- Congresso aprova em 5 horas reajuste e ‘ganho extrateto’ a servidores do Legislativo - 3 de fevereiro de 2026
- CDH do Senado acompanhará arquivos de Epstein que citam o Brasil, diz Damares - 3 de fevereiro de 2026

