Lula diz em evento do G20 que combate à fome é escolha política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta quarta-feira (24), a importância de decisões políticas no combate à fome durante evento do G20 no Rio de Janeiro. Lula afirmou que “a fome não resulta apenas de fatores externos, ela decorre, sobretudo, de escolhas políticas”. Na ocasião, ele também criticou o aumento dos gastos com armamentos, que chegaram a US$ 2,4 trilhões no último ano, e pediu uma reorientação das prioridades para alcançar a justiça social e o desenvolvimento sustentável.
O presidente apresentou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como uma estratégia para promover a cidadania e transferir conhecimento técnico e boas práticas para a erradicação da fome e da pobreza. A iniciativa, que será oficialmente lançada na Cúpula de Líderes do G20 em novembro, visa mobilizar países para implementar políticas públicas e tecnologias sociais eficazes, com ênfase em experiências nacionais bem-sucedidas. Lula concluiu dizendo que “a fome não é uma coisa natural, a fome é uma coisa que exige decisão política.
Não é possível que, na metade do século 21, quando a gente já está discutindo até inteligência artificial, sem conseguir consumir a inteligência natural que todos nós temos, a gente ainda seja obrigado a fazer uma discussão dizendo para os nossos dirigentes políticos do mundo inteiro, ‘por favor, olhem os pobres porque eles são seres humanos, eles são gente e eles querem ter oportunidade.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024
- Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais - 20 de novembro de 2024
- GDF: Ibaneis destaca ações para fortalecer empreendedorismo feminino - 19 de novembro de 2024