Foto: Reprodução
Câmara articula novo projeto de lei para regular emendas após decisões do STF
A Câmara dos Deputados está articulando um projeto de lei para regulamentar a escolha e distribuição de emendas parlamentares como resposta às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta busca reduzir a insegurança jurídica gerada pelos impasses sobre emendas de comissão, de bancada e as chamadas “emendas Pix”.
Aliados do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito à presidência da Câmara, disseram à CNN que ele está sensível à demanda por uma legislação que assegure critérios claros e previsibilidade no uso desses recursos, especialmente para gestores municipais que dependem dessas verbas para o planejamento e a execução de políticas públicas.
Os líderes partidários pretendem discutir o projeto nas primeiras reuniões de 2025. A iniciativa visa construir um texto abrangente, com contribuições de diversas frentes e possíveis consultas ao STF para evitar novos conflitos jurídicos.
Da Redação
- Fake news não cola: Ibaneis mantém corrida ao Senado em 2026 e Celina assume o Buriti em abril - 27 de janeiro de 2026
- Goiás: Em Porangatu, Vilela abre 13 pontos sobre Marconi, diz pesquisa - 27 de janeiro de 2026
- GDF leva capacitação e vagas à 7ª Feira do Trabalho e do Campo - 26 de janeiro de 2026

