Foto: Reprodução
PL projeta disputa por cargos estratégicos no Senado em 2026
O Partido Liberal (PL), maior sigla de oposição no Senado, já articula sua estratégia para ocupar a 1ª vice-presidência da Casa e a presidência da Comissão de Infraestrutura em 2026. Com 14 senadores, o partido busca ampliar sua influência nas decisões legislativas e garantir protagonismo em um ano decisivo para o cenário político nacional.
Entre os principais nomes cotados para os cargos estão Eduardo Gomes, de Tocantins, e Marcos Rogério, de Rondônia. As negociações deverão considerar a composição das bancadas e o respeito à proporcionalidade partidária, embora acordos políticos possam alterar a distribuição dos postos. O PL espera capitalizar sua força como a segunda maior bancada do Senado, atrás apenas do PSD.
Atualmente, a 1ª vice-presidência e a Comissão de Infraestrutura são ocupadas por membros do MDB. O cenário em 2026, no entanto, dependerá das alianças e do contexto político do momento, especialmente com a possível influência de lideranças da base governista e da oposição na definição dos novos ocupantes desses cargos estratégicos.
Da Redação
- Daniel lidera corrida ao governo em Goiás; Gracinha desponta ao Senado - 3 de fevereiro de 2026
- Congresso aprova em 5 horas reajuste e ‘ganho extrateto’ a servidores do Legislativo - 3 de fevereiro de 2026
- CDH do Senado acompanhará arquivos de Epstein que citam o Brasil, diz Damares - 3 de fevereiro de 2026

