
Foto: REUTERS/Pilar Olivares
Ato pró-anistia ocupará três faixas no Eixo Monumental, mas não chegará ao Congresso
Os participantes do ato pró-anistia em Brasília, previsto para esta quarta-feira (7), irão se concentrar na Funarte, próxima à Torre de TV, e seguirão em passeata até a Esplanada dos Ministérios. A marcha terminará na Avenida José Sarney, antes do Congresso Nacional, onde o grupo deve permanecer até as 18h.
Grades de segurança serão instaladas na altura da Avenida José Sarney, para impedir o avanço dos manifestantes rumo ao Congresso. A medida tem sido adotada em outras manifestações recentes. A previsão é de que o ato tenha duas horas de duração, com início por volta das 16h.
A manifestação ocupará duas faixas do Eixo Monumental, e uma terceira será interditada temporariamente para uso das forças de segurança. O esquema foi definido em reunião na tarde desta segunda-feira (5), entre representantes dos organizadores e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
Coordenado pelo pastor Silas Malafaia, o protesto pede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. “Essa manifestação tem liderança, e nenhuma lata de lixo será virada”, afirmou Malafaia ao portal Metrópoles. Ele já organizou atos semelhantes em outras cidades.
Presente na reunião, o deputado distrital Thiago Manzoni (PL) declarou que os organizadores acreditam “que vai ser mais um evento pacífico, como todos os outros”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, pelas redes sociais, que pretende comparecer ao ato, “se a situação de saúde do momento permitir”. Bolsonaro teve alta do Hospital DF Star no domingo (4), após 23 dias internado por causa de uma cirurgia no intestino.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025