Foto: Agência Senado
SENADO: Izalci cobra instalação da CPMI do INSS
O senador Izalci Lucas (PL-DF) cobrou, nesta terça-feira (12), a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes em benefícios pagos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O requerimento que criou a comissão foi lido no Congresso Nacional em junho, mas ainda não houve a formação do colegiado.
Para o parlamentar, é urgente iniciar oitivas e coletar documentos e provas que permitam identificar e responsabilizar os autores das fraudes. Ele defende que os culpados respondam criminal e financeiramente, com o ressarcimento dos mais de R$ 6,3 bilhões descontados indevidamente de aposentadorias.
Izalci considera injusto que a devolução dos valores, já em andamento, seja custeada com recursos públicos. Segundo ele, mais de R$ 1 bilhão foi devolvido, mas o dinheiro não veio dos criminosos, e sim dos impostos pagos pela população. “As vítimas dessa roubalheira não são apenas os aposentados, somos todos nós, brasileiros, que pagamos essa conta”, afirmou.
O senador disse esperar que os impasses para o início da CPMI — como a indicação dos membros e a escolha de presidente e relator — sejam resolvidos ainda nesta semana.
Da Redação
- Câmara: É prioridade cuidar da saúde infantil, diz Prudente - 13 de dezembro de 2025
- Caiado diz que avanços de Goiás podem ‘ruir em um minuto’ e defende continuidade da gestão - 12 de dezembro de 2025
- Câmara: Julio Cesar propõe prazos escalonados para antenas e aceleração do 5G - 12 de dezembro de 2025

