Foto: Câmara dos Deputados

Na Câmara, Bia Kicis defende cadastro nacional de invasões: ‘Apoio às vítimas será mais eficiente’

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto que cria o Cadastro Nacional de Invasões de Propriedades, públicas e privadas. A proposta ainda precisa ser votada no Senado, a não ser que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.

O texto aprovado segue a versão discutida na Comissão de Segurança Pública para o Projeto de Lei 4432/23, de autoria do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS). O parecer foi da deputada Bia Kicis (PL-DF), relatora da proposta.

Segundo Bia, o sistema terá papel importante no enfrentamento de crimes. “A reunião e o tratamento dos dados ajudará no esclarecimento de crimes, facilitará a investigação criminal e tornará mais eficiente o apoio às vítimas”, afirmou.

O cadastro deverá reunir informações como endereço do imóvel, situação cartorária, nomes de proprietários ou posseiros e registro de ocorrência feito pelas forças de segurança. O documento deverá incluir a qualificação dos envolvidos e indicar se havia menores de idade, indígenas ou pessoas armadas.

O projeto determina ainda que o cadastro seja regulamentado posteriormente. A regulamentação definirá detalhes sobre as informações adicionais e as credenciais de acesso para o registro e consulta dos dados.

Se aprovado pelo Senado, o sistema deverá se tornar uma base oficial de informações sobre invasões, com uso voltado tanto para autoridades de segurança quanto para políticas públicas na área fundiária.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!