NA LUPA: A distante reeleição de Bolsonaro
Por Fred Lima
Com o anúncio do aumento da conta de luz em quase 7% divulgado nesta terça-feira (31) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) começa a se distanciar cada vez mais. Para muitos, Bolsonaro governa para as classes média e alta. Os carrões e as motos nas manifestações promovidas pelo bolsonarismo é um sinal da renda per capita dos apoiadores do presidente.
O fator da balança
A economia é crucial para a reeleição dos presidentes. Fernando Henrique foi reeleito com a promessa de continuidade da valorização do Plano Real, que acabou com a hiperinflação e “fez com que o pobre comesse carne”, como dizia meu saudoso avô. Sem crise econômica mundial, Lula conseguiu a proeza de fazer o país crescer e distribuir renda, independentemente dos efeitos nocivos gerados pela gastança desenfreada, que impactaram negativamente o próximo governo. Em 2014, Dilma foi reeleita prometendo não reajustar as tarifas de energia, algo que foi descumprido no ano seguinte.
Já deu
Uma recessão econômica afeta a todos, mas, principalmente, os mais pobres. Como o maior número de eleitores se concentra nas classes C, D e E, para ficar mais quatro anos à frente do país, o presidente tem que manter a estabilidade econômica. Além de não ter tido sorte por ter pego a crise pandêmica, o governo Bolsonaro vem patinando na condução macroeconômica. Talvez seja a hora de o presidente trocar o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, para dar uma nova guinada na economia, resgatando a popularidade. Se até Sérgio Moro saiu, por que não PG?
Carluxo em apuros
A 1ª Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), o filho 03 do presidente Bolsonaro, no âmbito da investigação que apura a contratação de funcionários “fantasmas” no gabinete do parlamentar. A decisão foi proferida tomada no dia 24 de maio. Outras 26 pessoas e sete empresas também tiveram os sigilos quebrados.
“Picolé de Chuchu” no PSD
No ninho tucano paulista, o ex-governador Geraldo Alckmin está de saída. Preterido pelo governador João Dória e seu grupo político, Geraldo já acertou com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, seu embarque na legenda.
A história se repete
Na eleição para a Prefeitura de São Paulo em 2008, Alckmin disputou o pleito contra Kassab, ficando em terceiro lugar. Na época, alegou que foi abandonado pelo seu partido e pelo então governador José Serra, seu correligionário, que preferiu a reeleição de Kassab. Em 2010, Alckmin deu a volta por cima ao vencer o governo de SP.
Deputado Collor?
O ex-presidente e senador Fernando Collor (Pros-AL) diz para todos que será candidato à reeleição, mas fonte próxima ao parlamentar afirmou à coluna que não está descartada a hipótese de Collor concorrer à Câmara dos Deputados, caso o governador de Alagoas, Renan Filho, entre na disputa. De acordo com as últimas pesquisas, o filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL) está na liderança.
Vitória do GDF
A Justiça negou o pedido de liminar para a suspensão das obras do viaduto do Sudoeste. Segundo o juiz Carlos Maroja, a paralisação pode causar danos ao Erário, “pelo evidente aumento de custos respectivos em decorrência da suspensão”. Com isso, o Governo do Distrito Federal pode prosseguir com a obra do viaduto.
Transporte turbinado
O Projeto de Lei nº 2.057/2021, de autoria do Executivo, foi aprovado no plenário da Câmara Legislativa do DF nesta terça-feira (31). A proposição prevê o repasse de R$ 100 milhões dos cofres públicos para as empresas de ônibus do sistema de transporte público da capital. Para o líder do governo na Casa, deputado distrital Hermetto (MDB), o pagamento é necessário. “Em todos os governos, houve suplementação orçamentária para as empresas”, disse.
Da Redação
- NA LUPA: Trinta anos depois de eleito, governo Cristovam não deixa saudades no DF - 19 de novembro de 2024
- NA LUPA: ‘Janjismo’ extrapola e se contrapõe ao lulismo. Ou: Que saudade de dona Marisa! - 18 de novembro de 2024
- Presidente do BRB destaca expansão nacional e avanços tecnológicos em fórum empresarial - 16 de novembro de 2024
Serio, isso???? Onde vc estava 7 setembro???