Mourão diz que mudanças no IOF vão dar folga para ‘manobras’ do governo
Por Sabrina Santos
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta segunda-feira (20), que o ajuste das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que entraram em vigor hoje (20), vão dar uma folga para as manobras que estão sendo feitas pelo governo federal.
De acordo com Mourão, o ministro da Economia, Paulo Guedes, não viajou com a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para trabalhar nos assuntos econômicos que estão sendo negociados. Na última quinta-feira (16), foi editado o decreto que aumenta as alíquotas anuais do IOF nas operações de crédito feitas por pessoas jurídicas (empresas) de 1,50% para 2,04%, e para pessoas físicas dos atuais 3,0% para 4,08%.
É, o que pude entender é que até o fim do ano a arrecadação não é tão expressiva assim, né? R$ 2 bilhões. É mais para dar alguma folga nas manobras que estão sendo feitas, até porque, como o presidente falou ontem antes de embarcar, continuamos com muita gente desempregada, muita gente sem perspectiva. Compete ao governo auxiliar esse povo.
Hamilton Mourão, vice-presidente da República
Da Redação