Ibaneis destaca importância dos Conselhos Comunitários de Segurança no combate à violência no DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou nesta quinta-feira (18), ao assinar a criação de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) no Noroeste e em Água Quente, a importância do trabalho comunitário na construção e solução das demandas da sociedade. Na ocasião, Ibaneis defendeu o elo entre a comunidade e as forças de segurança pública. O governador afirmou que demandas levadas pela população a são essenciais para nortear o trabalho e a tomada de decisões das forças de segurança pública.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a integração com a comunidade tem efeito direto na redução dos crimes nos últimos anos. Dados recentes apontam que o DF atingiu a menor taxa de homicídio dos últimos 45 anos e também diminuiu os crimes contra o patrimônio em 49%. Parte desse trabalho é efeito da atuação dos Consegs. Os conselhos são responsáveis por acolher reclamações, denúncias, sugestões e informações para, em seguida, encaminhá-las à SSP, responsável por intermediar esse elo entre a sociedade e o governo.
Sou filho da sociedade civil, onde atuei à frente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É a sociedade civil organizada que traz as melhores informações para a melhor tomada de decisões. As ações de governo devem ser baseadas nas forças de segurança e também captadas por quem vive com a sociedade, tem contato com os comerciantes, convive com a população nas ruas e é daí que vem a importância da valorização dos Consegs.
Ibaneis Rocha, governador do DF
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024