Lula diz que vai escolher novo PGR com mais ‘critério’ e afirma que será alguém que não faça ‘denúncia falsa’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a escolha do novo procurador-geral da República será feita “com mais critério”. Para o presidente, o cargo deve ser ocupado por “alguém que goste do Brasil, alguém que não faça denúncia falsa”. A afirmação foi feita durante o “programa Conversa com o Presidente”, transmitido pelo Canal Gov, nesta terça-feira (1°).
O mandato de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) termina em setembro e a indicação do novo nome cabe ao presidente do país. Durante o programa, Lula disse que sempre teve respeito pelo Ministério Público, mas ressaltou que a atuação do órgão na Operação Lava Jato o fez perder a confiança. O petista foi investigado, condenado e preso, em abril de 2018, no âmbito da operação. Em março do ano passado, o Supremo Tribunal Federal anulou as condenações contra o presidente.
Eu vou escolher com mais critério, com mais pente fino, para não cometer um erro. Eu não quero escolher alguém que seja amigo do Lula, eu quero escolher alguém que seja amigo desse país, alguém que goste do Brasil, alguém que não faça denúncia falsa, alguém que não levante falso sobre o outro. Eu vou escolher a pessoa que eu achar que é a melhor para os interesses do Brasil, se der errado, paciência, mas eu vou tentar escolher o melhor.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Com sigilo mantido, Moraes deve enviar inquérito do golpe de estado à PGR na segunda (25) - 22 de novembro de 2024
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024