‘Vou escolher uma pessoa que possa servir o Brasil’, diz Lula ao afirmar que gênero e cor não serão critério para indicação ao STF
Nesta segunda-feira (25), durante entrevista no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou não ter “pressa” para indicar os substitutos de Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF), e de Augusto Aras, na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Ao ser perguntado se escolherá uma mulher para substituir Weber, o chefe do Executivo disse que o gênero e cor de pele não serão critérios para a escolha. De acordo com o petista, ele vai indicar pessoas que possam “atender expectativas do Brasil”.
O mandato de Aras na PGR termina nesta terça-feira (26) e a vice-procuradora Elizeta Ramos assume o comando do órgão interinamente. Já Rosa Weber, atual presidente do STF, se aposenta no dia 2 de outubro, quando completa 75 anos.
No momento que eu tiver que tomar a decisão, vocês podem ficar tranquilos que eu vou anunciar para vocês: ‘Escolhi a pessoa certa para colocar no lugar’. Mas eu não tenho pressa. (…) O critério não será mais esse. Eu vou escolher uma pessoa que possa atender os interesses e as expectativas do Brasil, uma pessoa que possa servir o Brasil, uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira, uma pessoa que tenha respeito mas não medo da imprensa, uma pessoa que vota adequadamente sem precisar ficar votando pela imprensa.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Com sigilo mantido, Moraes deve enviar inquérito do golpe de estado à PGR na segunda (25) - 22 de novembro de 2024
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024