Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

‘Vou escolher uma pessoa que possa servir o Brasil’, diz Lula ao afirmar que gênero e cor não serão critério para indicação ao STF

Nesta segunda-feira (25), durante entrevista no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou não ter “pressa” para indicar os substitutos de Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF), e de Augusto Aras, na Procuradoria-Geral da República (PGR).  

Ao ser perguntado se escolherá uma mulher para substituir Weber, o chefe do Executivo disse que o gênero e cor de pele não serão critérios para a escolha. De acordo com o petista, ele vai indicar pessoas que possam “atender expectativas do Brasil”.

O mandato de Aras na PGR termina nesta terça-feira (26) e a vice-procuradora Elizeta Ramos assume o comando do órgão interinamente. Já Rosa Weber, atual presidente do STF, se aposenta no dia 2 de outubro, quando completa 75 anos.

No momento que eu tiver que tomar a decisão, vocês podem ficar tranquilos que eu vou anunciar para vocês: ‘Escolhi a pessoa certa para colocar no lugar’. Mas eu não tenho pressa. (…) O critério não será mais esse. Eu vou escolher uma pessoa que possa atender os interesses e as expectativas do Brasil, uma pessoa que possa servir o Brasil, uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira, uma pessoa que tenha respeito mas não medo da imprensa, uma pessoa que vota adequadamente sem precisar ficar votando pela imprensa.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *