Lula lança plano para incentivar complexo industrial de saúde; governo prevê R$ 42 bi em investimento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta terça-feira (26) um plano de ações para incentivar o desenvolvimento da indústria da saúde no país. A Estratégia Nacional para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde foi apresentada durante cerimônia no Palácio do Planalto. A previsão é de R$ 42,1 bilhões em investimentos públicos e privados. Parte dos recursos está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento.
O objetivo da estratégia, que conta com seis programas estruturantes, é expandir a produção nacional de itens prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a dependência do Brasil de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde estrangeiros. Na cerimônia de lançamento, Lula destacou que o país precisa de maior autonomia para reduzir a vulnerabilidade do setor e assegurar o acesso universal à saúde para todos. Além disso, o presidente afirmou que para ter investimento em inovação e produção, é fundamental que o setor tenha previsibilidade.
O que nós estamos fazendo hoje com esse ato é mais do que um programa de criação de uma indústria na área da saúde: estamos criando um país soberano, um país que tem cabeça, tronco e membros, um país que tem autoridade para pensar, para inovar. (…) Parece pouco, mas, quando você pede uma moça em casamento, ela quer saber o que vai acontecer com a vida dela, não é? Na política é exatamente a mesma coisa. Não adianta a gente ficar com lero-lero se as pessoas não acreditarem na gente.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024